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Propostas

Além de poder deixar comentários (clique no título da proposta para acessar esta opção), você pode avaliar até 20 propostas que você considere prioritárias, distribuindo sua avaliação nos 4 Eixos da Conferência Nacional (de preferência 5 em cada eixo).

4.1. Institucionalização de Territórios Criativos e Valorização do Patrimônio Cultural em Destinos Turísticos Brasileiros para o Desenvolvimento Local e Regional.

  • Proposta 4.1 – 01

    Identificar, reconhecer, inventariar e legitimar territórios criativos existentes e “em potencial”; vocações locais e regionais, APLs (Arranjos Produtivos Locais) baseados em criatividade; assim como grupos, instituições, expressões, Pontos de Cultura, escolas rurais e urbanas que se reconheçam como Territórios Criativos, utilizando para isso um selo de identificação e articulando assessoria técnica e jurídica e destinando recursos orçamentários, sem perder de vista as perspectivas ambiental, econômica, social e cultural do desenvolvimento sustentável.

    CE.PR.87/4.1.A; CE.PR.90/4.3.C; CE.RJ.4/4.1.E; CE.TO.17/4.1; CL.21.19/4.1; CE.PR.87/4.1.B

    4
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  • Proposta 4.1 – 02

    Identificar e mapear todos os segmentos da cultura e da economia criativa (territórios criativos, iniciativas culturais, produtores e fazedores de cultura, manifestações artísticas, pontos turísticos, espaços de memória, ativos culturais e criativos); alimentando um banco de dados a ser disponibilizado por meio de plataforma aberta, de forma que se agregue ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC e subsidie um programa de turismo cultural sustentável.

    CE.AC.16/4.1; CE.DF.13/4.1.A; CE.ES.13/4.1; CE.GO.13/4.1A; CE.MG.21/4.1

    0
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  • Proposta 4.1 – 03

    Identificar, reconhecer, institucionalizar e mapear os territórios, as manifestações, os empreendimentos e produtos criativos do Talian, de modo que possam ser protegidos por direitos culturais coletivos e incluídos na divulgação da cultura e do turismo, por meio de ação realizada pelo poder público, com a participação dos detentores do saber, dos empreendedores criativos e de suas comunidades, articulando os diversos setores para a aprovação de um plano de apoio aos negócios criativos do Talian, garantindo a divulgação e contemplação dos seus produtos.

    CL.10.08/4.3; CL.12.52/4.2; CL.12.59/4.3; CL.12.63/4.4; CL.12.65/4.4; CL.12.51/4.1; CL.12.44/3.3

    0
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  • Proposta 4.1 – 04

    Garantir condições técnicas e financeiras para realização de inventário turístico e mapeamento das atividades culturais e criativas nos estados e municípios, preservando a Identidade e a Memória, com o objetivo de revitalizar e capacitar os agentes criativos, bem como a implantar territórios criativos, sendo possível parcerias com instituições de ensino, ONGs, entidades paraestatais e demais entidades conexas.

    CE.PI.95/4.1; CL.06.01/4.2.C

    5
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  • Proposta 4.1 – 05

    Realizar o levantamento das metodologias existentes no Brasil, em operação ou em experimentação, de mapeamento e planejamento de bens  materiais e imateriais das cidades.

    CE.PR.90/4.3.A

    1
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  • Proposta 4.1 – 06

    Ampliar as potencialidades e minimizar as dificuldades para qualificar e vitalizar os espaços culturais das universidades, visando estender a elas a noção de território criativo e assim complementar a gestão cultural das cidades.

    CL.08.27/3.2

    0
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  • Proposta 4.1 – 07

    Criar roteiros e destinos turísticos municipais, intermunicipais, estaduais e interestaduais, que podem ser implementados por meio de consórcios, que valorizem o patrimônio artístico, histórico e cultural e a diversidade cultural, partindo-se de expedições, construções e instalações que valorizem o país, podendo utilizar recursos de seus respectivos fundos de cultura.

    CE.MT.16/4.1; CE.SC.14/4; CE.RN.05/2.1;CL.18.04/4.1.C

    0
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  • Proposta 4.1 – 08

    Criar novos roteiros turísticos culturais de base comunitária, bem como ampliar, potencializar, certificar e qualificar os roteiros já existentes, que valorizem o patrimônio material, imaterial e natural, com foco no desenvolvimento local e/ou regional, por meio de parcerias entre o Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Ministério das Cidades e Ministério do Desenvolvimento Social.

    CE.CE.13/4.1; CL.25.22/4.2; CL.16.39/4.1

    1
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  • Proposta 4.1 – 09

    Desenvolver programas nos Ministérios da Cultura e do Turismo com o intuito de mapear e inventariar a cadeia produtiva dos diversos Pontos, identificando e relacionando seus produtos e serviços da economia criativa, com o objetivo de beneficiar os Pontos de Cultura, utilizando o SNIIC como plataforma; contribuindo para a criação de um roteiro turístico cultural, promovendo assim, o ponto de cultura, também, como um produto turístico;

    CL.09.40/4.1; CL.09.55/4.4; CL.29.13/4.1

    5
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  • Proposta 4.1 – 10

    Criar e fomentar roteiros e destinos turísticos que valorizem os bens culturais (prevendo, inclusive, a colocação de placas explicativas para facilitar informações dos centros históricos) objetivando o estímulo e o fortalecimento da economia criativa para a sustentabilidade socioeconomica regional e local.

    CE.ES.34/4.3; CE.GO.13/4.1.B

    0
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  • Proposta 4.1 – 11

    Criar e editar um guia turístico nacional, discriminando todos os espaços culturais acessíveis às pessoas com deficiência.

    CL.14.36/3.2.D; CL.14.41/4.1

    0
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  • Proposta 4.1 – 12

    Criar rotas culturais estaduais e interestaduais com base no: mapeamento dos agentes culturais (músicos, artistas e congêneres) e dos seus produtos.

    CE.MS.14/4.1.A

    0
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  • Proposta 4.1 – 13

    Que o governo federal possa formular um macro programa que vise estruturar mercadologicamente os empreendedores que investem em turismo/cultura, considerando os impactos socioeconômicos e culturais e diagnosticando os destinos.

    CE.PA.15/4.3

    0
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  • Proposta 4.1 – 14

    Estabelecer parceria com instituições públicas e privadas para garantir capacitação nas áreas da cultura e do turismo, inclusive de comunidades tradicionais, utilizando como ferramenta inventários da oferta turística local.

    CE.MG.21/4.1.C; CE.PA.14/4.2; CE.SE.38/4.3

    0
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  • Proposta 4.1 – 15

    Promover a interface entre educação, cultura e turismo por meio de ações em escolas, estimulando sentimento de pertencimento e valorização da identidade cultural local.

    CE.RS.13/4.1

    3
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  • Proposta 4.1 – 16

    Reabrir o Edital do PAC das Cidades Históricas, assegurando a possibilidade de inclusão de novas cidades .

    CE.PR.86/4.1

    0
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